Cursos de dança, aulas de violão, culinária, sala de jogos, oficinas de pintura e costura em um único lugar e oferecidos de graça a crianças, adolescentes e adultos da região oeste de Santa Maria. De segunda a sexta-feira, o Centro Social Madre Francisca Lechner, na Nova Santa Marta, abre as portas para o público e proporciona atividades de capacitação, aprendizado e desenvolvimento.
Curunilho FC, no Alto da Boa Vista, desenvolve atividades que vão além das quadras
O local existe há 15 anos e é administrado pela Congregação das Filhas do Amor Divino. O objetivo principal é dar às famílias assistidas a oportunidade de desenvolver um trabalho que gere renda extra.
Centro Marista de Inclusão Digital proporciona oficinas gratuitas a crianças e adolescentes
A ideia é que tudo o que é aprendido aqui dentro seja rentável na vida deles, que ajude na economia. Mas não deixa de ser um trabalho social que tem a preocupação de retirar as crianças da rua. Aqui, eles têm a oportunidade de brincar, de se sentirem crianças e viver um pouco a infância, que, lá fora, é mais difícil comenta a irmã Angelita Corrêa de Oliveira, uma das coordenadoras das atividades desenvolvidas no Centro Social.
Trabalhadoras da Associação de Recicladores Pôr do Sol lutam para manter serviço ativo
Para participar das oficinas e cursos, é preciso fazer um cadastro, que também conta com acompanhamento psicológico dos pais e crianças. Além disso, os jovens podem participar da banda marcial e ter aulas de reforço no turno oposto às aulas. 
Indiara Teixeira, 12 anos, mostra o resultado das aulas de culinária. Foto: Germano Rorato / Agência RBS
Na manhã de quinta-feira, Indiara Teixeira (foto acima), 12 anos, divertia-se na segunda aula de culinária. Ela e mais cinco colegas estavam fazendo bombons.
Eu já fiz ano passado e aprendi bastante coisa. Dá para fazer em casa também, para comer ou vender. Já fiz teatro e pintura também conta.
De acordo com a irmã Laci Kliemann, que ministrava a oficina, as primeiras aulas servem para fazer testes de sabor e textura. Mais tarde, o conteúdo produzido em sala de aula é vendido nos eventos da comunidade, e 30% da renda vai para os alunos. O restante é revertido para o Centro.
Nossa missão é continuar ajudando crianças e adultos, principalmente as mulheres. A violência existe em todos os lugares, mas é preciso olhar para o povo que luta para vencer as dificuldades afirma irmã Angelita.
Centro Social Madre Francisca Lechner
Endereço Rua Irmã Terezinha Werner, s/n (em frente à Escola Municipal Adelmo Simas Genro)
Telefone (55) 3212-1155
Doações O Centro recebe doações de roupas e calçados para o brechó, alimentos, móveis e brinquedos. O dinheiro arrecadado com a venda no brechó é usado para as despesas do local, e a comida e os móveis são distribuídos entre as famílias carentes cadastradas